Skip to main content Skip to navigation

Entrevista Dr. Rui Reis e Sua Equipe

 

 


1) Como a Citometria de Fluxo auxilia nos diferentes estudos do Centro de pesquisa?


A pesquisa desenvolvida no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor de Barretos) tem um âmbito translacional, que visa sobretudo, o melhor entendimento da biologia tumoral para uma futura aplicação no paciente oncológico. Para isso, o grupo de pesquisa de Biologia e Terapia do Câncer, coordenado pelo Dr Rui M. Reis tem desenvolvido nos últimos anos, modelos in vitro e in vivo, que nos permitem contribuir para estudos funcionais e terapêuticos. Um dos projetos consiste no estabelecimento de linhagens tumorais primárias obtidas a partir de amostras de pacientes da nossa instituição. O estabelecimento desses modelos recapitulam a diversidade genômica tumoral de forma individual além de trazerem uma representatividade da nossa população. Além disso, alguns projetos visam também, ensaios funcionais (imunofenotipagem, morte e ciclo celular) bem como a obtenção de modelos in vitro com células alteradas geneticamente a partir de ganho e perda de função gênica ou ainda resistentes a diversas terapias. Entretanto, a utilização desses modelos estabelecidos requer um amplo conhecimento do mesmo ou seja, a caracterização molecular das novas linhagens celulares, seja a mesma obtida pela manipulação genética ou ainda pelo seu cultivo primário. Assim, abordagens como a citometria de fluxo que nos permitem fazer uma caracterização molecular bem como identificar biomarcadores preditivos de resposta, se tornam fundamentais e oferecem um amplo campo na investigação científica. Neste sentido, a nossa plataforma multiusuário que contempla os equipamentos, BD Accuri™ e BD FACS Melody, permite aos diferentes grupos de pesquisa desenvolverem seus projetos seja a partir de uma análise multiparamétrica ou ainda enriquecimento, isolamento e caracterização de populações celulares para análises moleculares.

 

2) Quais foram as principais descobertas com o sistema BD Lyoplate™ utilizando a plataforma de Citometria de Fluxo?


A aquisição do sistema BD Lyoplate™ utilizando a plataforma de citometria de fluxo permitiu aos pesquisadores do centro de pesquisa um screening de 242 marcadores de superfície celular, de forma rápida e padronizada a partir da presença de isotipos controles. Esses painéis consistem em uma análise do proteoma da superfície celular representando uma ampla imunofenotipagem. Neste sentido, no centro de pesquisa, as pesquisadoras, Dra Viviane A. O Silva e Adriana C. Carloni, utilizaram o painel BD Lyoplate™ para a caracterização de linhagens celulares primárias tumorais obtidas a partir de amostras de pacientes com glioblastoma. O painel foi utilizado também pelas pesquisadoras para caracterizar biomarcadores existentes em linhagens resistentes a um importante quimioterápico utilizado na prática clínica no tratamento de carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço, parte da tese da aluna de doutorado, Izabela Faria. Ressalta-se ainda que, a descoberta de biomarcadores é um processo desafiador; ele deve ser sensível, específico e o teste para sua identificação deve ser altamente padronizado e reprodutível.

 

3) Quais são as perspectivas a partir dos dados gerados com o BD Lyoplate™?


Entre os dados obtidos com o BD Lyoplate™, a caracterização de biomarcadores existentes em linhagens de carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço permitiu a aluna, Izabela Faria, identificar 131 possíveis alvos diferencialmente expressos entre as linhagens celulares, parental e resistente, a um quimioterápico da prática clínica. Neste momento, a aluna tem encontrado consistência nos dados a partir da validação desses marcadores e vias envolvidas, utilizando diferentes abordagens. Além do mais, a longo prazo, pretendemos ainda utilizar estes painéis para a caracterização de respostas imune nas diversas etapas de desenvolvimento de medicamentos bem como na caracterização pioneira de um modelo xenográfico derivado de pacientes (Patient Derived Xenografts -PDX) uma vez que os painéis de triagem BD Lyoplate™ contemplam marcadores de superfície celular murinos e humanos.

 

4) Com este projeto, houve maior proximidade empresa-laboratório, qual impacto disto no trabalho do grupo?


Estes projetos sem dúvida promoveram ainda mais o relacionamento dos profissionais da BD com a equipe do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos. Os profissionais deram toda a assessoria científica necessária para realização dos experimentos bem como para as análises. A assessoria da Dra Flávia Calmon foi fundamental para conclusão com êxito dos projetos. Acreditamos que os resultados obtidos terão importantes contribuições científicas na área.